
SOBRE LUIS GONZAGA DOS REIS
Luis Gonzaga dos Reis nasceu em São Luis do Maranhão no dia 13 de março do ano de 1889, às 5 horas da manhã, quarta-feira, na casa de nº 62 (depois 72) da Rua da Estrella, hoje Cândido Mendes nº 578.
Foi registrado no dia seguinte sob o nº 16 do livro D, na folha 7 do Registro de Nascimentos.
Batizou-se na Igreja de Nossa Senhora das Mercês (Paróquia de Nossa Senhora da Vitoria da Catedral) no dia em que completou um ano de idade, sendo padrinhos o Sr. João Nepomuceno Pinheiro Barreiros e a Sra. D. Francisca Maximina Borges Duarte.
Foi coadjutor o Reverendo Cônego Francisco José Baptista. Foi madrinha de carregar Agnila Marianna Reis.
Faleceu em São Luis do Maranhão, na Vila Maria (hoje Camboa), no dia 05 de agosto de 1959, quarta-feira, vítima de acidente vascular cerebral.
Luis Gonzaga dos Reis era meu avô paterno e lamentavelmente não cheguei a conhecê-lo, mas, pelo muito que meu pai contou sobre ele, passei a admirá-lo desde cedo pela sua inteligência, sabedoria e honestidade ímpar, que repassou com sapiência a todos os filhos.
Bom marido e pai exemplar, buscou de todas as formas possibilitar aos filhos que estudassem em boas escolas e se preparassem para o futuro, sempre repetindo a eles a frase que ouvi muitas vezes de meu querido e inesquecível pai:
“estude, pois a única coisa que nunca poderão lhe tirar é o conhecimento”.
Eles tinham razão.
Vale salientar que todas as informações constantes neste site, foram deixadas por meu avô escritas a próprio punho.
Esse material esteve por muitos anos aos cuidados do professor Antônio Alves Monteiro, casado com Iracema Reis, uma das netas de Luis Gonzaga, que carinhosamente guardou as obras e as anotações deixadas por ele. Não fosse seu devotamento, teríamos perdido todos esses valiosíssimos escritos.
Hoje, todo este material a mim foi confiado e os guardo com muito zelo e carinho.